Atividades

 
 
 

 

As nossas atividades

 
 
O Lar realiza atividades de convívio, ocupação de tempos livres e lazer, em especial de dois tipos: atividades recreativas regulares e atividades de animação sociocultural diárias.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Passeios

 
De forma a garantir aos Utentes uma qualidade de vida e uma convivência agradável, a Casa de Repouso “Maria Augusta Gonçalves” promove alguns passeios, tão variados quanto possível, dando-se a conhecer locais e proporcionando-se experiências enriquecedoras. Estes passeios podem ir desde uma visita a Amarante de camioneta, um passeio à Póvoa de Varzim de comboio ou a participação nas Vindimas numa Quinta em Penafiel. Os familiares e amigos dos Utentes são convidados para estes passeios.
 
 
 
 
 

 

Visitas ao lar

 
Para além dos passeios realizados no exterior da Instituição, por vezes, a Casa de Repouso “Maria Augusta Gonçalves” convida alguns elementos a visitar as instalações e os Utentes; outras vezes, existem pessoas que se propõem a visitar o Lar e a desenvolver com os Utentes atividades tradicionais ou inovadoras, atividades mais lúdicas ou mais formais, mas sempre atividades recompensadoras tanto para os Utentes, como para os convidados, numa troca rica de experiências, pensamentos e emoções.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Comemoração de datas especiais

 
Existem datas que passam por nós e deixam marcas, lembranças, saudade! Por essa razão, nesta grande Família procura-se comemorar as principais datas, com festas onde reina a alegria, a boa-disposição e o humor. Por norma, nestas datas, são enviados ou entregues em mão convites aos familiares dos Utentes, para que estes participem nestas comemorações e testemunhem a animação contagiante. Para além destas datas, os aniversários dos Utentes não passam despercebidos, realizando-se uma comemoração com os funcionários e restantes Utentes da Instituição, estando os familiares e amigos dos Utentes convidados.
 
 
 
 
 

 

Atividades de animação sociocultural diárias

 
Diariamente os nossos Utentes participam em atividades de animação sociocultural, acompanhados de uma técnica experiente e formada na área. As atividades realizadas são diversas, seguindo uma rotina semanal, de forma a tornarem-se previsíveis para os Utentes. Cada dia é dedicado a uma atividade específica, como por exemplo, trabalhos manuais, jogos tradicionais, ginástica, cinema, leitura e atividades religiosas. Cada Utente participa nas atividades de acordo com as suas capacidades e possibilidades.